Saúde:Light ou Diet? Você sabe a Diferença?

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olaaaá, o papo de hoje é sobre saúde! Na verdade não propriamente saúde pois não sou formada em nenhuma área da saúde, é só uma explanada pelo assunto q é uma dúvida que muitas pessoas tem sobre a diferença entre light ou diet. Se você tem mais alguma dúvida ou quer saber mais a fundo sobre o assunto procure um profissional habilitado da área  (nutricionistas, tecnólogos de alimentos, químicos, médicos, farmacêuticos e afins). Ele vai te orientar tudo certinho 🙂

Vamos conferir?

 

Na hora da compra sempre surge a dúvida sobre os alimentos Diet ou Light, a maioria das pessoas não conhecem a diferença entre eles e acabam os consumindo de forma errada. Os produtos Diet, são utilizados para fins especiais e são isentos de algum nutriente, como por exemplo, o açúcar, são indicados para as pessoas com diabetes ou com intolerância a glicose.

É importante sempre ficar atento ao rótulo desses alimentos, pois a quantidade de gordura pode ser muito maior do que o produto original. É por essa e outras razões que os alimentos Diet precisam ser consumidos com moderação. E os alimentos light são que aqueles que possuem 25% menos calorias que o produto original e não importa qual nutriente foi retirado da composição. São indicados para pessoas que estão em dieta com restrição de calorias.

A grande maioria das pessoas não sabe o que significam estes termos, ou faz confusão entre eles, de forma que um passa a ser sinônimo do outro. Além disso, as pessoas geralmente pouco se preocupam em saber o que cada um desses alimentos apresenta em sua composição, ou seja, não procuram se informar sobre o que é que o alimento contém que o torna diferenciado dos demais.

O que são alimentos DIET?

Quando a palavra “diet” está estampada no rótulo de um alimento ou bebida, significa que existe a ausência total de algum ingrediente, que pode ser o açúcar, o sal, a gordura, etc. Assim, produtos específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar, para pessoas com problemas cardiovasculares, a restrição deve ser de gordura, e assim por diante…. Contudo, isso nem sempre quer dizer que ocorre uma redução nas calorias do produto em questão.

É aí que muitas pessoas se enganam. Tomamos como exemplo os chocolates “diet”, onde todo o açúcar utilizado na sua fabricação é substituído por adoçantes. Geralmente, este tipo de alimento é desenvolvido para diabéticos, mas acabam sendo também adquiridos por pessoas que querem restringir as calorias de sua dieta.

A palavra “diet” do chocolate dá muitas vezes uma conotação de que ele é pouco calórico e isso acaba estimulando a compra daqueles que que querem emagrecer ou manter a forma.

O que são alimentos LIGHT?

Os alimentos considerados “light” são aqueles com baixo teor de componentes (sódio, açúcares, gorduras, colesterol) e/ou calorias, ou seja, não são isentos totalmente como os “diet”. Por isso, esses alimentos não tem como finalidade atender as necessidades dietoterápicas, nem são indicados para dietas específicas. Os alimentos são classificados como “light” quando houver uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento tradicional.

Assim como os “diet”, os alimento “light” também podem causar confusão às pessoas mal informadas. Por exemplo, existem certos adoçantes “light” que podem colocar em risco a saúde de pessoas diabéticas, pois contém açúcares em sua composição.

Até a próxima!

com carinho, Mia✿

 

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