Benefícios da Dança!

images

Olaaaaá! Gente a #DicaDaMia de hoje é sobre saúde!! Se tem uma atividade que eu amo fazer, é dançar! porque além de divertido faz bem para a saúde! e hoje vou apresentar para vocês 10 benefícios que a dança trais!

Vamos conferir?!

A dança é mesmo uma forma de terapia. Os benefícios da dança são bem conhecidos: flexibilidade, melhora do condicionamento aeróbico, aprimoramento da coordenação motora e perda de peso, entre outros. Mas pouco se fala da dança como uma terapia para a alma, basta observar com um pouco mais de atenção para perceber que os resultados vão muito além do bem-estar físico. Socialização, combate à depressão e à timidez, alegria, auto-estima elevada e disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia, são apenas algumas das transformações que se nota em quem se arrisca a adentrar o mágico mundo da dança. Mais do que técnica, é preciso sentimento – e isso o ser humano tem de sobra. Ao ensaiar os primeiros passos, a pessoa se desprende dos medos e preconceitos e vê seu estilo de vida ser transformado pouco a pouco. (Fonte: site médico ) 

Dançar faz bem porque…

1. Combate o estresse:

O execício diminui a tensão e relaxa a musculatura. Por isso acaba funcionando como uma válvula de escape onde toda a tensão e energia acumuladas no dia-a-dia são liberadas.

2. Alimenta o funcionamento da máquina cerebral

Qualquer tipo de movimento serve para conduzir informações ao sistema nervoso central. Caminhar é uma forma de alimento para o cérebro, andar de bicicleta é outra, assim como dançar. Acontece que a Dança consegue alimentar esse sistema nervoso de um modo ainda mais refinado com a série de movimentos a ela atrelados. Assim, quanto mais cedo uma criança aprende a dançar, mais “inteligente” seu corpo se torna em razão da qualidade desse estímulo – outro tipo de riqueza que se faz notar ao longo de sua trajetória.

3. Ajuda a manter a saúde do corpo

A postura é uma estrutura de base, espécie de musculatura que mantém o indivíduo em posição vertical. Ela exige atenção diária: cuidar da postura é cuidar da manutenção do corpo, ou ainda, da sua saúde. Assim, quem dança aprende a movimentar o corpo de acordo com técnicas que precisam ser executadas com a postura adequada – posicionamento que se torna automático, um hábito, em quem toma gosto de dançar desde pequeno.

4. Incentiva o controle emocional

Aulas de Dança estimulam a ter no corpo um parceiro – instrumento que lhe ajuda a transmitir ideias e emoções as mais íntimas. Aprendemos a fazer dos movimentos do corpo uma fonte de diversão e de prazer, sendo incentivada a dividir o que sente com o grupo e a conviver com as suas diferenças. Trata-se de um aprendizado emocional de grande alcance, capaz inclusive de combater a timidez e a insegurança.

5. Deixa o corpo esteticamente mais bonito

É uma atividade que movimenta diversos músculos do organismo, por isso sempre que você dança você tonifica diversas partes do corpo.

6. Melhora a flexibilidade, a força e a resistência

Dançar algumas vezes exige uma certa flexibilidade. A maioria das aulas de dança começa com um aquecimento que inclui vários exercícios de alongamento que melhoram a flexibilidade. Dançar aumenta a força, obrigando os músculos a resistirem ao próprio peso do corpo. E, por fim, a dança é um exercício físico, portanto aumenta a resistência.

7. Queima Calorias

Algumas pessoas acham que dançar é leve, mais é ai que todos se enganam, apesar descontraída a dança é uma atividade aeróbica, portanto proporciona uma enorme perda de calorias.

Olhe só essa tabela:

dancavalendo

8. Combate ao mal de Alzheimer

Um estudo com participantes de terceira idade, publicado no New England Journal of Medicine, demonstrou que dançar frequentemente ajuda a evitar os efeitos da doença de Alzheimer e outras formas de demência, bem como aumentar a acurácia mental para as pessoas de todas as idades.

9. É bom para o coração

A dança de salão aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias.

10.Proporciona > Felicidade <

Dançar é algo que diverte a praticamente todas as pessoas. Se você observar uma pessoa enquanto ela dança, com certeza verá um grande sorriso em seu rosto. Segundo, Ivan Carlos Marcondes, professor de dança da Cia. Jundiaiense de Dança de Salão, “A dança é mesmo uma forma de terapia. E qualquer pessoa pode dançar, não existem restrições, nem mesmo de idade. Os passos podem – e devem – ser adaptações às limitações físicas de cada um, mas não existe impedimento. Basta saber ouvir a música e dançar para você, sempre com muita emoção, e sem se preocupar com os outros”

  • E ai, gostaram?! esses são só alguns dos benerfício, exitem mais! Agora que você conhece 10 bons benefícios , que tal experimentar? Pode começar em casa mesmo, basta colocar a música e deixar o corpo. E eu digo por experiencia própria, dançar é booom demaaais!!! 😀

 

Ate a próxima! bjoooo:*

com carinho, Mia✿

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s